Nos anos 60 do século XX surgiram as lâmpadas led na forma de componentes eletrônicos a fim de sinalizar a passagem de uma corrente elétrica por sua luz.

Com a evolução da tecnologia elas conquistaram o mercado de iluminação doméstica. Hoje existe a lâmpada led para residência cada vez mais popular. Então vamos ver como adaptá-las em cada cômodo da casa.

Como escolher lâmpadas led para quartos?

No quarto não apenas dormimos. Às vezes conversamos ou lemos lá. Para garantir uma boa iluminação com leds é necessário primeiro levar em consideração o fluxo luminoso necessário num quarto. Em todos os casos a cor recomendada é branco quente, que vai de 2.500 a até 3.000 Kelvin.

Além da iluminação central você pode adicionar uma lâmpada led de menor intensidade na sala para leitura. Nos casos de camarim são bem-vindas algumas versões menores embutidas.

Qual lâmpada led escolher para a sala de estar?

A sala de estar assim como a sala de jantar exige uma iluminação potente. Para luz direta da sala de 50 m2, num lindo abajur de design, use lâmpada brilhante.

Adicione luzes de parede, holofotes ou lâmpadas de assoalho. A iluminação decorativa também pode ajudar. Você pode alternar as luzes de acordo com a atmosfera desejada.

Por exemplo, em noites de televisão ou recepções íntimas ligue apenas a iluminação ambiente ou auxiliar.

Quando o assunto é cor de iluminação aposte em uma lâmpada led branca quente com temperatura de cor entre 2.100 a até 3.000 Kelvins.

Como escolher a lâmpada led para cozinhas?

Espaço funcional, a cozinha é também um local acolhedor onde toda a família se reúne em torno da preparação ou degustação de uma refeição.

A iluminação led é para oferecer uma atmosfera acolhedora e suave ao mesmo tempo. Você pode multiplicar as fontes de luz e se concentrar em áreas-chave como a bancada, a pia, o fogão ou a área de jantar se a cozinha permitir.

Adicione mais de uma lâmpada led na cozinha sob a mobília logo acima da bancada e para cada armário de vidro. Deixe uma distância de cerca de 56cm acima da área funcional.

Como escolher a lâmpada led para o escritório em casa?

Para uma biblioteca ou um escritório home office se certifique de que a iluminação combine com o tamanho da sala. Isso evita forçar os olhos durante o trabalho de parto.

Assim, um plafon led 4.000 lúmen é perfeito para um escritório de 20 m2. Além disso, se pode acrescentar na mesa uma lâmpada bulbo led no escritório com pequena abertura de 60 graus.