A iluminação é algo essencial na vida moderna. Pressionamos um botão e esperamos que a luz acenda. Caso contrário, compramos uma lâmpada nova e trocamos.

Mas, você já pensou em quanta energia sua iluminação está usando e quanto custa para a sua escolha funcionar todos os anos?

Menos custos energéticos com leds na iluminação escolar

Você está ciente de que um dos principais contribuidores para seus custos de energia é a iluminação, mas pode se surpreender ao saber que, com uma simples atualização led dá para eliminar até 88% dos gastos energéticos, sem necessidade de substituir a lâmpada ou o acessório nos próximos 12 anos ou mais.

Os benefícios da iluminação led nas escolas podem significar milhares de reais em economia, todos os anos, melhorando a eficiência energética de empresas privadas ou estatais.

Mais saúde com leds

Existem também as questões de saúde que surgem quando você pensa na iluminação fluorescente.

Sabia que os tubos cheios de gás das lâmpadas fluorescentes são tão quentes quanto à superfície do sol e cheios de materiais perigosos como mercúrio, sem mencionar a exposição dos alunos a UV e radiação?

Quando o sistema visual humano transmite esse espectro pobre de luz ele deve preencher as lacunas para processar a imagem. Os alunos que aprendem nesses ambientes com pouca iluminação no geral têm dificuldade em se concentrar.

Algumas pessoas que têm sensibilidade a luz podem ser diagnosticadas com dislexia, dificuldades de aprendizado e sintomas como tonturas, dores de cabeça e náuseas causadas pelos picos na iluminação fluorescente.

Salas de aula com luzes led

Os leds (diodos emissores de luz) são uma tecnologia de estado sólido de ponta e se prevê que substitua toda a luz artificial até 2033.

A simples mudança para a iluminação led não apenas reduz os custos de energia e melhora a eficiência energética em até 12 vezes do que iluminação tradicional como também pode fornecer os benefícios de melhorar a saúde, a segurança e o desempenho em salas de aula.

Essa iluminação superior é importante para auxiliar a cognição em crianças e adultos jovens.

Cada aula mais produtiva

A iluminação led pode aumentar a participação e o aprendizado da produtividade quando comparada às lâmpadas fluorescentes ou incandescentes.

Há melhor compreensão de leitura. Níveis de iluminação aumentados são alcançados com led em relação à luz amarela ou branca, resultando numa maior compreensão da leitura.

Mais direção e qualidade de sono

Mais iluminação nas zonas de trabalho é alcançada com a capacidade do led de fornecer iluminação direcional.

O espectro total fornecido apenas por luz solar e iluminação led aciona o ritmo circadiano pela resposta hormonal – algo importante para a cognição mental de alunos, professores e outros profissionais da escola.