Lâmpadas led são econômicas e ecológicas, consumindo muito menos energia do que uma halógena.

Para escolher sua versão existem diferentes critérios que devem ser levados em consideração e não apenas a potência desejada.

Assim, vamos ajudar você a selecionar os diversos modelos de leds disponíveis no mercado com precisão sobre o consumo ou as vantagens e desvantagens.

Pontos essenciais para levar em conta ao comprar lâmpadas de led?

Cada lâmpada led possui certas características que devem ser estudadas detalhadamente, indicadas nas etiquetas ou fichas de produtos dos sites de comércio eletrônico.

Existem vários tipos de lâmpadas led com bases diferentes, sempre indicadas por uma letra maiúscula e um ou mais dígitos. Esse elemento é escolhido de acordo com sua instalação elétrica.

A base da lâmpada pode ser aparafusada. Este é o tipo de base mais comum. Neste caso o diâmetro fica expresso em milímetros.

A cor da iluminação de uma lâmpada led existe em três tons principais:

  • Branco quente: De 2.600 a até 3.500 Kelvins;
  • Branco neutro: De 4.000 a até 5.600 Kelvins;
  • Branco frio: De 6.000 a até 8.000 Kelvins.

De acordo com a opinião de especialistas é aconselhável privilegiar o branco frio para iluminar todos os locais perigosos, com trânsito intenso, mantendo uma luz natural muito agradável.

O branco quente é ideal nas áreas de estar, como o quarto ou a sala, onde desejamos um ambiente acolhedor e aconchegante. A cor da iluminação influencia o sentimento.

Ao comprar lâmpada led você deve escolher qual potência?

A potência da lâmpada de led deve ser adaptada ao local e às necessidades de iluminação.

Sabendo que uma lâmpada led de 10W ilumina tanto quanto uma lâmpada halógena de 100W é melhor não se enganar.

A intensidade da luz ou o número de lúmens da lâmpada também deve ser refletida dependendo da área da sala e das tarefas realizadas.

Uma lâmpada led de 5W fornece um fluxo luminoso de quase 500 lúmens ou uma saída de luz de 100 lúmens por watts. Este tipo de alimentação é ideal para salas pequenas.

Para a iluminação geral de uma sala ampla é aconselhável utilizar uma lâmpada de maior potência e intensidade luminosa.

Atenção à durabilidade

A vida útil de uma lâmpada tipo led se refere ao número estimado de horas de funcionamento. Pode variar de 20 mil a até 100 mil horas.

É importante ler a descrição de cada lâmpada para escolher forma racional. A unidade com vida muito longa vai te acompanhar durante vários anos sem necessidade de manutenção ou troca.