Comprar lâmpada led é uma verdadeira arte que requer alguns cuidados essenciais para você não se arrepender no final das conta. Veja conselhos que facilitam a vida dos compradores do varejo online ou físico.

De olho no ângulo da iluminação led

Existem ângulos de iluminação para cada necessidade:

O ângulo de iluminação oferecerá uma luz mais ou menos ampla e direcionada.

Um ângulo estreito, de 30 a até 60 graus, difunde um feixe de luz direcionado num determinado objeto ou canto da sala. Ao contrário, o grande ângulo maior que 120 graus ilumina um perímetro com mais dimensões.

Observe que as lâmpadas led podem oferecer um ângulo de iluminação de até 360 graus.

Considerações estéticas ao comprar lâmpada led

A forma e a estética da lâmpada led muda a aparência de sua luminária ou de toda a sala. Os principais modelos são:

A lâmpada led enriquece a sua decoração interior e exterior.

Assegure a proteção

Dependendo do local de instalação de sua lâmpada você deve prestar atenção ao grau de proteção.

O índice IP é expresso em dois números: O primeiro indica o nível de resistência a corpos sólidos externos, como poeira, por exemplo. Já o segundo mostra a proteção contra respingos ou penetração de água.

De modo geral as lâmpadas led são utilizadas em casa. Nesse caso, um grau de proteção IP20 é mais do que suficiente. Na cozinha ou no banheiro tome cuidado para não instalar muito perto de pontos de água.

Calculando os valores em Watts (W)

Os díodos de eletroluminescência são as lâmpadas mais eficientes do mercado em termos de consumo de eletricidade.

O consumo de uma lâmpada led é muito inferior ao das lâmpadas halógenas, incandescentes ou fluorescentes compactas.

Para medir o consumo da lâmpada e assim escolher a potência certa basta fazer um cálculo de acordo com a quantidade de Watts, de lúmens e de horas de uso diário.

Não se pode ignorar o fato de que a lâmpada led instalada na sua propriedade pode gerar uma economia de até 90% na sua conta de luz, sem nenhuma espécie de prejuízo à qualidade da iluminação – o que pode ser muito econômico para o caso de depósitos ou fábricas que precisam de muitas unidades acesas na maior parte do tempo.

A duração de uma lâmpada de led pode ser de mais de 20 anos conforme o modelo escolhido, de modo que assim você tem muito menos preocupação com constantes trocas ao longo prazo.