A hiperidrose é geralmente atribuída a um dos três graus de gravidade. No caso de mãos suadas a divisão nesses graus de gravidade depende do nível visível de suor nas palmas das mãos:

Grau 1: Hiperidrose leve

  • Aumento da umidade da pele.

Grau 2: Hiperidrose moderadamente grave

  • Gotas de suor;
  • Limitação de suores à fonte de suor.

Grau 3: Hiperidrose grave

  • Pingando suor;
  • A transpiração também afeta os lados dos dedos e a borda lateral da mão.

Nos três graus de severidade as mãos suadas aparecem independentemente da temperatura e em momentos imprevisíveis para as pessoas afetadas.

A gravidade geralmente diminui com a idade porque as glândulas sudoríparas reduzem a função ao longo da vida.

Problemas sociais com o suor nas mãos

Embora o problema seja conhecido, por exemplo, se houver uma situação estressante (por exemplo, antes de um exame difícil), os problemas de um paciente com hiperidrose nem sempre são aceitos socialmente.

A demarcação social pode ocorrer se práticas como apertar as mãos forem ignoradas. As pessoas afetadas querem apenas evitar situações embaraçosas e perguntas sobre as mãos suadas, mas as outras podem considerar isso como uma afronta.

Não existe apenas o comprometimento causado pelas mãos suadas em relação aos contatos sociais, mas também há as dificuldades no trabalho diário.

Especialmente para os profissionais de áreas como mecânico de precisão, músico ou técnico em odontologia as mãos suadas podem significar uma restrição enorme ou até mesmo a necessidade de mudar de emprego.

Técnicas para evitar o excesso de suor nas mãos

Abaixo você acompanha alguns procedimentos que podem ajudar para pelo menos diminuir o excesso de suor nas suas mãos:

Antiperspirante

Uma das melhores coisas para ajudar a reduzir muito a transpiração é um bom antitranspirante, que dura até 48 horas e cuida também da pele das mãos.

Procure comprar edições de rolo ao invés de spray, tendo em vista que o formato mais sólido ajuda para aplicar nas mãos de uma forma rápida.

Tente evitar sabores fortes

Você sabia que sabores fortes às vezes podem contribuir para que suemos mais? Pense em comida apimentada, café e álcool. Evitar alimentações do tipo pode ser um bom primeiro passo a seguir se você estiver procurando dicas sobre como reduzir a transpiração nas mãos.

Seque bem as mãos

Quando a pele está seca e fria nossas glândulas sudoríparas estão melhor preparadas para absorver antitranspirantes. Secar bem as mãos antes de usar antiperspirante ajuda o produto a trabalhar com mais eficácia para reduzir a transpiração

Talco ou ervas

Usar um pouco de talco nas mãos antes de sair de casa aumentam as chances de suas mãos ficarem secas durante certo encontro. Alguns chás de ervas também podem ajudar a manter seco os seus dedos no decorrer do dia.

Caso os sintomas permanecerem mesmo ao colocar em prática estas técnicas explicadas no texto vale a pena buscar ajuda médica.