Você já ouviu os rumores sobre antiperspirantes? Aqueles que causam todo tipo de coisa desagradável, do câncer de mama à doença renal.

Os antiperspirantes tiveram uma má reputação nos últimos anos, mas qual é a história real? Eles causam graves problemas de saúde que as pessoas afirmam ter? Vamos dar uma olhada nos fatos.

Significado e funcionamento dos antiperspirantes

Para entender melhor os argumentos contra os antiperspirantes é vital que conversemos um pouco sobre o que são e como funcionam estas produtos.

Qualquer pessoa que já tenha suado se voltou para este produto uma vez ou outra, que foi projetado para evitar a transpiração. Os antiperspirantes funcionam formando um “tampão” na superfície da pele que não permite a transpiração do suor por vários dias.

A maior parte da controvérsia em torno dos antiperspirantes tem a ver com o ingrediente ativo que ajuda a formar esse tampão: o alumínio.

Veja como funciona o antiperspirante.

Desodorante funciona da mesma maneira?

As pessoas usam esses dois nomes de forma intercambiável, mas desodorante e antitranspirante servem a propósitos diferentes.

Os antiperspirantes param de suar, enquanto os desodorizantes são projetados para eliminar o odor nas axilas, cujo ambiente úmido e rico em bactérias é o local ideal para a criação de cheiros desagradáveis.

O desodorizante não contém alumínio, o ingrediente responsável pela interrupção do suor, e é por isso que não o mantém tudo seco.

A falta de alumínio também é o motivo pelo qual os desodorantes não têm a mesma má reputação que os antiperspirantes.

Alumínio é um grande vilão?

Parte da controvérsia a respeito dos antiperspirantes tem a ver com o fato de que como eles contêm alumínio são regulados. Você pode não perceber, mas os antiperspirantes são considerados um medicamento de venda livre.

E as pessoas estão preocupadas com os medicamentos que estão usando – ou neste caso, em seus corpos.

Notícias do Whatsapp indicam que o alumínio tem sido associado a algumas doenças e tem despertado preocupação quando se trata da presença desse ingrediente nos bloqueadores de suor que você aplica nas axilas.

Entre as questões levantadas sobre antiperspirantes, as mais prevalentes incluem se os antiperspirantes contribuem ou não para condições como: Alzheimer e câncer de mama.

O alumínio nos antiperspirantes causa câncer?

A alegação causadora de câncer é a mais prevalente e controversa de todas as alegações sobre antiperspirantes.

A própria Sociedade de Cancer dos EUA afirma que não foram encontrados vínculos entre antiperspirantes e câncer de mama. Na prática nenhuma instituição científica no mundo relaciona o uso de antiperspirantes com nenhuma doença, desmistificando as fake news espalhadas pela internet.